Notícias/Palavra do provedor/Palavra Provedor – Dezembro 2022

Palavra de

Palavra Provedor – Dezembro 2022

08 DE DEZEMBRO – DIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A festa litúrgica da Igreja Católica celebrada nesta data exalta uma das grandes maravilhas da história de nossa salvação: a Imaculada Conceição de Maria. A afirmação  da  Imaculada  Conceição  de  Maria  pertence  à  fé  cristã, um  dogma  da  Igreja  que  foi  definido  no  século  XIX,  após  longa  história  de  reflexão  e  de  amadurecimento.  Imaculada  porque  que  a  Virgem  Maria  foi  preservada  do  pecado  original  desde  o  primeiro  instante  de  sua  existência, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo. Nascida há  dois  mil  anos,  na  zona  da  Palestina,  Nossa  Senhora  teve  como  pais  São  Joaquim  e  Santa  Ana.  A  maternidade  divina  de  Maria  é  base  e  origem  de  sua  imaculada  conceição.  A  razão  de  Maria  ser  preservada   do  pecado  original  reside  em  sua  vocação:  ser Mãe  de  Jesus  Cristo,  o  Filho  de  Deus  que  assumiu  nossa   natureza  humana.  Ainda  que  de  maneira  implícita,  a  Igreja  encontrou  na  Bíblia  os  fundamentos  desta  doutrina.  Em  seu  Evangelho,  São Lucas  diz  que  Maria  é  cheia  de  graça: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28),  significando  que  ela  está  plena  do  favor  de  Deus,  da   graça  divina.  Se  está  totalmente  possuída  por  Deus (que não habita no pecado), não  há,  em  sua  vida  e  coração,  lugar  para  o  pecado.   Em virtude  da  devoção  popular,  aliada  a  intervenções  papais  e  infindáveis  debates  teológicos, o  dogma  de  Nossa  Senhora  foi  proclamado  pelo  Papa  Pio  IX,  em  1854.

25  DE  DEZEMBRO  –  DIA  DE  NATAL

O dia 25 de dezembro é uma data especial, sobretudo na cultura ocidental, por ser o dia conhecido por abrigar o Natal, uma das festas mais importantes do cristianismo. Essa festa celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1 d.C., em um estábulo na cidade de Belém, na atual Palestina.

Segundo descrito em Lucas  2, 1-14, naqueles  dias,  Cesar  Augusto  publicou  um  decreto  ordenando  o  recenseamento  de  todo  o  Império  Romano.  Este  foi  o  primeiro  recenseamento  feito  quando  Quirino  era   Governador  da  Síria.  E todos iam se alistar, cada um na própria cidade. Assim, José também foi  da  cidade  de  Nazaré  da  Galiléia  para  a  Judéia,  chamada Belém,  cidade  de  Davi,  porque  pertencia  à  casa  e  a  linhagem  de  Davi.  Ele  foi  a  fim  de  alistar-se,  com  Maria,   que  lhe  estava  prometida  em  casamento  e  esperava  um  filho.  Enquanto  estava  lá,  chegou  o  tempo  de  nascer  o  bebê,  e  Ela  deu  à  luz  o  seu filho  primogênito.  Envolveu-o  em  panos  e  o  deitou  numa  manjedoura,  porque  não  havia  lugar  para  eles  na  hospedaria.  Na mesma região, havia  pastores  que  estavam   nos campos  e  durante  a  noite  cuidavam  dos   seus  rebanhos.  Eis  que  um Anjo  do  Senhor  apareceu-lhes  e  a  gloria  do  Senhor  resplandeceu  ao  redor  deles, cercando-os de luz, deixando-os  apavorados.  Mas  o  Anjo  lhes  disse:  Não  tenham  medo!  Estou  trazendo  boas  novas  de  grande  alegria  para  vocês,  que  são  para  todo  o povo:  hoje,  na  cidade  de  Davi,  nasceu  para vocês um Salvador,  que  é  o Messias e Senhor.  Isto lhes  servirá  de  sinal:   vocês  encontrarão  um menino  envolto  em  panos  e  deitado  numa  manjedoura.  E, de re  repente,  uma  grande  multidão  do  exército  Celeste juntou-se ao Anjo, louvando  a  Deus  e  dizendo:  “Glória  a  Deus  nas  alturas,  e  paz  na  terra  aos que Ele ama!”

Nossa comemoração do Natal deve ser um reflexo do amor e da abnegação ensinados pelo Salvador. Que nos doemos como fez o Salvador. Doar de si mesmo é uma dádiva sagrada. Fazemos isso em memória de tudo que o Salvador nos ofertou.Como o mundo seria melhor se todos distribuíssemos presentes de compreensão e compaixão, de serviço e amizade, de bondade e gentileza!À medida que a época do Natal nos envolve com toda a sua glória, busquemos uma brilhante estrela própria para guiar-nos ao comemorarmos o nascimento do Salvador. Façamos todos a jornada até Belém em espírito, levando conosco um coração terno e bondoso como nosso presente para o Salvador.

31  DE  DEZEMBRO  –  DIA  DE  SÃO  SILVESTRE

São  Silvestre nasceu  em  Roma  no  ano  285. Foi ordenado pelo papa São Marcelino durante a paz que precedeu as perseguições do imperador Diocleciano. Ele passou através desses anos de terror, e presenciou a abdicação de Diocleciano e de Maximiliano e assistiu ao triunfo de Constantino em 312.

No  dia  31  de  janeiro  de  314, tornou-se  o  33°  Papa  da  Igreja  (sucedendo  São  Melquiades).  Foi  sob  seu  Pontificado  que  o  Imperador  Romano  Constantino  decretou  o  fim  da  brutal  perseguição  contra  os  cristãos, que  tinha  marcado  de  sangue  os  primeiros  séculos  da  Igreja.  Aliás,  São  Silvestre  foi  um  dos  primeiros  santos  canonizados  que  não  sofreram  o  martírio.  São  Silvestre  faleceu  em  31  de  dezembro  de  335,  aos  50  anos  de  idade,  encerrando  um  Pontificado  de  21  anos. O  último  dia  de  dezembro,  que  também  tinha  sido  a  data  da  sua  eleição ao  Papado,  foi  ainda  a  data  da  sua  canonização, que determinou a data  da sua  festa  litúrgica.

Em sua homenagem foi batizada  a  famosa  maratona,  que  acontece  todos  os  anos  na cidade de  São  Paulo,  a  “Corrida  de São  Silvestre”.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350