Notícias/Palavra do provedor/Palavra Provedor – Setembro

Palavra de

Palavra Provedor – Setembro

01de Setembro
de 2021

PALAVRA DO PROVEDOR – SETEMBRO 2021

              MÊS DA BÍBLIA

A Bíblia é o livro mais vendido no mundo.

São Jerônimo, o grande Doutor da Igreja, durante 35 anos, preparou uma ótima tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego. Ele dizia que quem não conhece os Evangelhos, não conhece Jesus.

O Papa João XXIII, convocou em dezembro de 1961 para o Concílio Vaticano II, e desde então a Bíblia vem ocupando um notável espaço nas famílias. No Brasil,  foi estabelecido o mês de setembro, desde 1971, como o mês da Bíblia, por ter-se tronado referência no estudo e reflexão da palavra de Deus.

A Igreja tem como oficiais 73 livros Bíblicos, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

27 DE SETEMBRO – DIA DE SÃO VICENTE DE PAULO

Ordenado sacerdote antes de completar 21 anos de idade. Nasceu em 24.04.1581 e faleceu em 27.09.1660. Canonizado 52 anos após sua morte, pelo Papa Clemente XII em 16.06.1737. Seu corpo foi encontrado incorrupto, com sinais de deterioração apenas no nariz e nos olhos, foi exumado pela 1ª vez diante de dois médicos, autoridades da igreja e outras testemunhas.

O Papa Leão XIII, em 12.05.1885, o declarou o Patrono das obras de caridade da Igreja Católica.

Com 225 ramificações de diferentes comunidades de vida consagrada e associações leigas em mais de 80 países do mundo, que tem diversos apostolados: missões, obras de saúde, atenção aos moradores de rua, refugiados, crianças abandonadas, mães que cuidam do lar, educação, formação e obras de promoção e desenvolvimento, assim é composta a família vicentina nos dias de hoje.

As mais conhecidas ramificações são: Associação Internacional da Caridade, Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação da Medalha Milagrosa, Juventude Mariana Vicentina, Missionários Seculares Vicentinos e Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret.

 29 DE SETEMBRO – SÃO MIGUEL ARCANJO

Protetor e defensor do povo de Deus, padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do Exército Celestial. Também conhecido como o Arcanjo da Justiça e do arrependimento. É o grande combatente e vencedor contra as forças do mal. É considerado o guardião Celeste.

Miguel vem da língua Hebraica. É um nome em forma de pergunta: “ QUEM COMO DEUS?”. O nome Miguel significa ainda: “semelhança de Deus”.

Em 29.09.1773, um grupo de leigos Católicos, todos do sexo masculino, com intuito de cultuar seu Padroeiro São Miguel e dar sepultura digna a todos, independente de raça, cor ou credo, fundou a Irmandade São Miguel e Almas. Neste ano completando 248 anos de atividade.

Ito Hugo Fischer – Provedor

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350