Informações históricas

Sobre o Cemitério São Miguel e Almas

Navegue rapidamente pelo conteúdo desta página

Fundada em 1773, apenas um ano após a criação da cidade de Porto Alegre, a Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas (ISMA) nasceu do ideal de um grupo de leigos católicos, membros influentes da comunidade local. Movidos pela fé e solidariedade, esses pioneiros dedicaram-se a cultuar São Miguel Arcanjo, seu padroeiro, e garantir a todos uma sepultura digna, independentemente de raça, cor ou crença.

No início, a Irmandade estabeleceu-se no coração da cidade, na Rua Coronel Fernando Machado, em um terreno que se estendia até os fundos da antiga Igreja Matriz Nossa Senhora Madre de Deus — hoje, a imponente Catedral Metropolitana. Ali foi criado o Cemitério da Matriz, destinado aos irmãos falecidos e à comunidade em geral. Com o tempo, nesse mesmo espaço foi erguido o antigo Seminário, hoje sede da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.

Em 1851, um decreto do Presidente da Província, General Lima e Silva, proibiu sepultamentos dentro dos limites urbanos. Diante dessa nova realidade, a ISMA buscou alternativas e adquiriu uma galeria no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, no Morro da Azenha, assegurando a continuidade de sua missão de amparo e dignidade até a construção de um novo espaço próprio.

No início do século XX, a Irmandade iniciou um novo capítulo: em 1907 adquiriu o primeiro de diversos terrenos que dariam forma ao Cemitério São Miguel e Almas, localizado na Avenida Professor Oscar Pereira. O marco desse novo espaço ocorreu em 14 de maio de 1909, com o sepultamento do Sr. Manoel da Silva Braga - registrado na sepultura número 001 - símbolo da história e da continuidade de uma tradição de cuidado e respeito que perdura até hoje.

Atualmente, o Cemitério São Miguel e Almas é referência entre os cemitérios da América do Sul, reconhecido internacionalmente por suas instalações, que servem de modelo para muitos outros. Organizado em seis setores, abriga milhares de sepulturas, preservando a história de inúmeras famílias e mantendo viva a missão de oferecer um espaço digno, seguro e acolhedor para homenagens e memórias.

Diretoria Quadriênio 2024-2027

Domingos De Luca

Provedor

Elio Nepomuceno de Andrade

Vice-Provedor

Clair Teresinha Hollander

Primeira Tesoureira

Flávio Luiz Damm

Segundo Tesoureiro

Everson Mocelin de Oliveira

Primeiro Superintendente do Crematório

Elemar Pedro Egewarth

Segundo Superintendente do Crematório

Elenice Maria Foppa Ló

Primeira Escrivã

Mauro Roberto Rodrigues dos Santos

Segundo Escrivão

Rubens Ardenghi

Primeiro Procurador

Waldir Vissoni

Segundo Procurador

Conheça nossa estrutura

As instalações do Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas são modelo para outros cemitérios o que o destaca e deixa conhecido mundialmente, tornando-o hoje um dos melhores da América do Sul, sendo considerado como destaque turístico da capital gaúcha.

Saiba mais

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350