Sobre o Cemitério São Miguel e Almas
Navegue rapidamente pelo conteúdo desta página
O cemitério estava localizado no terreno que se estendia desde os fundos da Igreja Matriz, até a Rua Coronel Fernando Machado, onde, posteriormente, foi edificado por Dom Sebastião Dias Laranjeira, segundo Bispo do Rio Grande do Sul, o antigo Seminário, atualmente a Cúria Metropolitana.
Em 1851, o General Lima e Silva, Presidente da Província, proibiu o sepultamento dentro dos limites urbanos, motivo pelo qual o Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas passou para o morro da Azenha.
No dia 14 de maio de 1909 realizou-se o primeiro sepultamento no novo cemitério e, assim, os restos mortais do Sr. Manoel da Silva Braga ainda permanecem na sepultura 0001.
Hoje, o CSMA possui instalações que são modelo para outros cemitérios, posicionando-o como um dos melhores da América do Sul, e conhecido mundialmente. Além disso, abriga milhares de sepulturas, que estão espalhados em seis setores.
Diretoria Quadriênio 2024-2027
Domingos De Luca
Provedor
Elio Nepomuceno de Andrade
Vice-Provedor
Clair Teresinha Hollander
Primeira Tesoureira
Flávio Luiz Damm
Segundo Tesoureiro
Everson Mocelin de Oliveira
Primeiro Superintendente do Crematório
Elemar Pedro Egewarth
Segundo Superintendente do Crematório
Elenice Maria Foppa Ló
Primeira Escrivã
Mauro Roberto Rodrigues dos Santos
Segundo Escrivão
Rubens Ardenghi
Primeiro Procurador
Waldir Vissoni
Segundo Procurador
Conheça nossa estrutura
As instalações do Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas são modelo para outros cemitérios o que o destaca e deixa conhecido mundialmente, tornando-o hoje um dos melhores da América do Sul, sendo considerado como destaque turístico da capital gaúcha.
Saiba maisProvedoria da Irmandade São Miguel e Almas
(51) 3287-6400Cemitério São Miguel e Almas
(51) 3021-8350