Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Outubro de 2020.

Palavra de

Palavra do Provedor – Outubro de 2020.

01de Outubro
de 2020

12 DE OUTUBRO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Nossa Senhora da Conceição Aparecida popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a Padroeira do Brasil. A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve início em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Após tentativas de pesca em vão, eles colheram separadamente a cabeça e o corpo da estátua da Imaculada Conceição, mãe de Jesus. A partir daí, peixes surgiram em abundância.

Este foi o primeiro milagre da Padroeira do Brasil. Em seguida o povo nomeou como aparecida para indicar as circunstâncias misteriosas de seu achado. Em 1745, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida foi aberta para visitação. Em 1834, construíram uma igreja maior. Já em 1930, ela foi proclamada pelo Papa Pio 11 como Rainha do Brasil e padroeira oficial. Diversos milagres cercam a Nossa Senhora, entre eles o de duas velas que iluminavam uma imagem da Santa se apagarem e em seguida se acenderem sem que ninguém as tocasse. Este fato aconteceu numa noite na década de 1730. Em 1850 o escravo Zacarias estava preso em uma sala e acorrentado. Quando estava sendo transportado, pede ao seu feitor que o deixasse rezar em frente da Imagem de Nossa Senhora. Após receber permissão para rezar em frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e enquanto rezava, as correntes que o prendiam a carroça se quebraram e se soltaram de seus pulsos tornando-o livre. Outro milagre, conta a história de um cavaleiro que passava pela região de Aparecida rumo a Minas Gerais, observou a fé dos romeiros e começou a rir deles dizendo que a fé que tinham era uma grande burrice.

Então montou em seu cavalo e entrou na Igreja. Logo na entrada da Basílica a pata de seu cavalo enroscou em uma pedra, fazendo que cavalo e cavaleiro caíssem. Com isso o cavaleiro pediu perdão e se tornou um devoto. Outro milagre relata que uma menina que era cega de nascença, tinha vontade de visitar a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Com muita fé e sofrimento vão da cidade de Jaboticabal e chagam até as escadarias da Igreja, quando surpreendentemente a filha disse para a mãe: esta Igreja é muito linda, a partir daquele momento a menina que era cega, começou a enxergar perfeitamente. Nossa Senhora é representada por uma pequena imagem de terracota, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida em São Paulo. Sua festa Litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado Nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto Santuário Mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

DIA DA CRIANÇA

O dia da criança é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o País. No Brasil é celebrado em 12 de outubro. Em 1924, o Deputado Federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do dia da criança. Os Deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto 4867 de 5 de novembro de 1924. A ONU reconhece o dia 20 de Novembro como o dia mundial da criança por ser a data em que foi aprovada a declaração universal dos direitos da criança em 1959 e a convenção dos direitos da criança em 1989.

Ito Hugo Fischer – Provedor

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350