Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Julho 2023

Palavra de

Palavra do Provedor – Julho 2023

19 de JULHO – DIA DA CARIDADE

 

O dia 19 de julho como o Dia da Caridade foi instituído oficialmente no Brasil em 1966, por meio do Decreto Lei nº 5.063, no Governo Castelo Branco.

A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, visando desenvolver um bom entendimento entre os seres humanos.

A lei dispõe que cabe ao Ministérios da Saúde, Educação e Cultura, organizar e promover o calendário das comemorações da data.

Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade se destacam a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção estejam presentes, como: asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios.

A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, as quais definem que a caridade é “amar e ajudar o próximo”, mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.

Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.

Atualmente solidariedade é um termo mais presente na sociedade, com conceito abrangente, mas sua origem está na ideia de caridade. Ajudar o próximo, promover a inclusão social, diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas, tudo isso é ser caridoso.

Pratique a caridade todos os dias!

 

22 de JULHO – DIA DA SANTA MARIA MADALENA

 

Este dia é dedicado à Santa Maria Madalena, que foi a testemunha da ressurreição de Jesus e cooperou com os discípulos na missão de anunciar a Palavra de Deus, conforme relatam os evangelhos.

Nascida no Século I em Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo.

O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

“Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios…” (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).

 

25 de JULHO – DIA DO COLONO

 

A data foi instituída em 25 de julho de 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul, simbolizando a chegada da primeira leva de imigrantes alemães à cidade de São Leopoldo.

No entanto, somente em 1968 é que o 25 de julho foi instituído como dia do colono, com o advento da Lei Federal 5.496/68.

É um dia dedicado a homenagear os colonos, que escolheram como princípio de vida fazer brotar na terra o sustento de toda nação, enfrentando muitas intempéries na luta para produzir, garantindo o “pão de cada dia” que vai para mesa de todo brasileiro.

Neste dia, deve-se ressaltar também a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais.

Nosso reconhecimento e agradecimento àqueles(as) que plantam as bases do desenvolvimento nacional!

Nosso reconhecimento e agradecimento aos colonos, que ajudaram a construir a nossa bela  história, pois vem do campo o sagrado alimento que fez crescer e manter as nossas inúmeras gerações e, atualmente, são um dos braços mais fortes da nossa economia.

 

26 de JULHO – DIA DOS AVÓS

 

O dia 26 de julho foi a data escolhida para homenagear no Brasil pessoas muito especiais, que exercem importante papel em nossas vidas, devido a experiência e sabedoria que acumularam ao longo dos anos: os nossos Avós!

É uma data fixa, escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo.

Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, jejuando por 40 dias e 40 noites, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu à luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém e, anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim, padroeiros dos avós.

No século XX, após várias alterações ao longo dos tempos, a festa de São Joaquim, o Papa Paulo VI associou neste dia a celebração dos pais de Maria Santíssima.

O casal foi oficialmente considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo, em 1584, por decreto do Papa Gregório VIII.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350