Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor.

Palavra de

Palavra do Provedor.

19de Julho
de 2019

Dia da Caridade

O Dia da Caridade é comemorado anualmente em 19 de julho.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.

A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, as quais definem que a caridade é “amar e ajudar o próximo”.

Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.

De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios da Saúde, Educação e Cultura, organizar e promover o calendário de comemorações desta data.

Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destaca-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos.

Dia dos Avós

O Dia dos Avós é comemorado sempre no dia 26 de julho.

No Brasil, o dia 26 de julho é a data escolhida para homenagear pessoas muito especiais: é o dia dos avós.

Trata-se de uma data fixa, e a cada ano cai em um dia da semana. Essa data comemorativa tem origem religiosa.

O dia 26 de julho é o dia de Sant’Ana e de São Joaquim, pais de Maria, e portanto, os avós de Jesus. Por isso, é a data escolhida para celebrar todos os avós.

Joaquim e Ana já estavam em idade avançada e não tinham filhos, julgando-se estéreis.

Joaquim então jejuou durante 40 dias e 40 noites, pedindo a Deus a graça de terem um filho.

Anjos então apareceram a ambos, garantindo que teriam uma filha. Então Ana engravidou, e dela nasceu Maria, e de Maria, nasceu Jesus. Por isso, são considerados padroeiros dos avós.

Ito Hugo Fischer – Provedor

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350