ISMA/Sobre

Sobre a Irmandade

Navegue rapidamente pelo conteúdo desta página

A Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas (ISMA) foi instituída em 1773, por iniciativa de um grupo de leigos católicos, membros da elite política local, que organizou a devoção ao Arcanjo na Igreja Matriz, do povoado de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. Assim, a Irmandade surgiu com o propósito de cultuar seu padroeiro e, também, para dar sepultura digna aos irmãos, uma vez que neste povoado havia um cemitério que continha um quadro de terra para o sepultamento desses irmãos falecidos.

Selo comemorativo aos 245 anos da Irmandade.
A arte traz uma representação da fachada histórica do prédio.

O Cemitério São Miguel e Almas é o braço de negócio da ISMA, que oferece serviços de sepultamento e cremação, orientado por valores cristãos. A área de atuação mercadológica é Porto Alegre e Grande Porto Alegre, incluindo, no seu público, tanto os intermediários, quais sejam as funerárias, como o público final, que compra o serviço.

Nos últimos cinco anos, a ISMA deu início a um desenvolvimento profissional, processual e de gestão, de modo estratégico. Durante 2015, 2016 e 2017 a irmandade colocou em prática várias ações decorrentes de pesquisas tanto com seu público-alvo, quanto com seu público intermediário.

Escritório: para melhor atender ao cliente da ISMA, a unidade do Centro oferece suporte a assuntos financeiros, além de disponibilizar o acervo de documentos.

Provedoria: a diretoria da Irmandade está locada na unidade do Centro para dar suporte aos irmãos que necessitam de atendimento. Nesta unidade também estão localizados o Salão Nobre e o Centro de Convivência para eventos.

Diretoria Quadriênio 2024-2027

Domingos De Luca

Provedor

Elio Nepomuceno de Andrade

Vice-Provedor

Clair Teresinha Hollander

Primeira Tesoureira

Flávio Luiz Damm

Segundo Tesoureiro

Everson Mocelin de Oliveira

Primeiro Superintendente do Crematório

Elemar Pedro Egewarth

Segundo Superintendente do Crematório

Elenice Maria Foppa Ló

Primeira Escrivã

Mauro Roberto Rodrigues dos Santos

Segundo Escrivão

Rubens Ardenghi

Primeiro Procurador

Waldir Vissoni

Segundo Procurador

Conheça nossa estrutura

As instalações do Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas são modelo para outros cemitérios o que o destaca e deixa conhecido mundialmente, tornando-o hoje um dos melhores da América do Sul, sendo considerado como destaque turístico da capital gaúcha.

Saiba mais

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350