Notícias/Palavra do provedor/Cemitérios de Porto Alegre têm visita guiada

Palavra de

Cemitérios de Porto Alegre têm visita guiada

23de Novembro
de 2019

Neste roteiro do Viva Porto Alegre a Pé visitaremos dois cemitérios bastante importantes para a história da nossa cidade: o São Miguel e Almas e o Memorial Ecumênico Martim Lutero, conhecido como cemitério Evangélico. Neles contemplaremos os mais diversos tipos de obras de arte funerária e conheceremos as riquezas artísticas contidas dentro desses lugares que são carregados de memórias.

O São Miguel e Almas é um cemitério Católico, que possui a arquitetura bastante marcante, foi projetado pelo arquiteto italiano Armando Boni e foi o primeiro cemitério Vertical da cidade. A parte antiga desse cemitério possui mausoléus que reúnem centenas de obras de arte produzidas entre os anos 1820 e 1940.

O cemitério Memorial Ecumênico Martim Lutero é considerado um cemitério-floresta, por sua integração com a natureza. Os seus monumentos funerários quase não possuem esculturas e constituem uma obra arquitetônica simples, linear e com preceitos modernos.

Esse cemitério abriga os restos mortais de diversas personalidades de origem alemã ligadas ao comércio e a indústria, que marcaram o desenvolvimento econômico da cidade como Renner, Gerdau, Bopp, Neuguebauer, entre outros.

Orientadora: Luciana de Oliveira – Historiadora, especialista em História do RS (Unisinos), mestre e doutora em História (PUCRS), pós-doutoranda em História (Unisinos) e membro da coordenação do GT Acervos: História, memória e patrimônio da ANPUH-RS.

-INSCRIÇÕES 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

Inscrições: https://cphpoa.wordpress.com/inscricoes/

-EM CASO DE CHUVA O EVENTO SERÁ CANCELADO

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350