Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Setembro 2022

Palavra de

Palavra do Provedor – Setembro 2022

MÊS DA BÍBLIA

 

Setembro nos convida a conhecer mais a fundo Bíblia…

No Brasil já é uma tradição que o mês de setembro seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Este mês foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, grande santo e doutor da igreja, celebrada no dia 30 de setembro.

São Jerônimo foi secretário do Papa Dâmaso (366-384) e, a pedido deste, preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego; a chamada “Vulgata”. Foi um trabalho gigantesco, que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, onde ele realizava esse ofício, vivendo uma austera vida de oração e penitência. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus.

São Jerônimo (347-420), chamado de “Doutor Bíblico”, nasceu na Dalmácia e educou-se em Roma; é o mais erudito dos Padres da Igreja latina; sabia o grego, latim e hebraico. Viveu alguns anos na Palestina como eremita. Em 379, foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino de Antioquia; foi ouvinte de São Gregório Nazianzeno e amigo de São Gregório de Nissa. De 382 a 385 foi secretário do Papa São Dâmaso. Pregava o ideal de santidade entre as mulheres da nobreza romana (Marcela, Paula e Eustochium) e combatia os maus costumes do clero. Na figura de São Jerônimo destacam-se a austeridade, o temperamento forte, o amor a Igreja e à Sé de Pedro.

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus. Ao lê-la, não devemos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus, ele é a Palavra viva de Deus.

Todo os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).

 

SÃO VICENTE DE PAULO É COMEMORADO EM 27 DE SETEMBRO

 

São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril do ano 1581, em Pouy, no sul da França, e foi batizado no mesmo dia. Faleceu no dia 27 de setembro de 1660, em Paris. No século XVII, São Vicente participou ativamente na Reforma Católica ocorrida na França.

Passados 52  anos  da  sua  morte, seu corpo foi  exumado  pela  1ª  vez,  diante  de  dois  médicos (autoridades  da  Igreja)   e  outras  testemunhas, revelando-se incorrupto,  com  sinais  de  deterioração  apenas  no  nariz  e  nos  olhos. Em razão disso os  médicos  atestaram  que  essa  preservação  não  poderia  ocorrer  por meios  naturais. Foi canonizado em 16.06.1737 pelo Papa Clemente XII e, em 12.05.1885, foi declarado Patrono das obras de  caridade da Igreja católica, por Leão XIII.

São Vicente fundou a Confraria do Rosário, que se dedicava a visitar e cuidar dos doentes, segrando-se Capelão Geral e Real da França. Posteriormente fundou a Congregação da Missão dos Padres Lazaristas, que trabalhava para evangelizar os camponeses.

Num apelo feito pelo Pe. Vicente em Châtillon nasceu a Confraria da Caridade, conhecido também como o movimento das Senhoras da Caridade. A primeira religiosa foi uma camponesa, Ir. Margarida Nasseau, que teve orientação de Santa Luísa de Marillac. Depois, oficializou a Confraria das Irmãs da Caridade, atualmente conhecidas como Filhas da Caridade.

Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres, Vicente de Paulo organizou muitas obras de caridade, doando-se inteiramente aos irmãos mais necessitados. Ele é considerado o pai dos pobres e também causou muitas mudanças no clero. As Conferências Vicentinas que conhecemos na atualidade tiveram início com Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros, no ano de 1833. Essas conferências foram inspiradas por São Vicente de Paulo, e hoje estão espalhadas pelo mundo inteiro. São Vicente estipulou regras e condutas para as visitas aos pobres e doentes, visando à discrição, ao respeito para com os necessitados sem humilhá-los em hipótese alguma, mas, sim, ao contrário, fazendo-se igual a eles.

Atualmente a família Vicentina é formada por 225 ramificações  de  diferentes  comunidades  de  vida  consagrada  e  associações  leigas  em  mais  de  150  países  do  mundo, que  tem  diversos  apostolados:  missões,  obras  de  saúde,  atenção  aos  moradores  de  rua,  refugiados,  crianças  abandonadas,  mães   que  cuidam  do  lar,  educação,  formação  e  obras  de  promoção  e  desenvolvimento.  As ramificações mais conhecidas são:  Associação  Internacional  da  Caridade,  Congregação  da  Missão,  Filhas  da  Caridade,  Sociedade  de  São  Vicente  de  Paulo,  Associação  da  Medalha  Milagrosa,  Juventude  Mariana  Vicentina,  Missionários  Seculares  Vicentinos  e  Irmãs  da  Caridade  de  Santa  Joana  Antida Thouret.

 

SÃO MIGUEL ARCANJO É COMEMORADO EM 29 DE SETEMBRO

 

A Igreja Católica tem uma grande devoção pelo Arcanjo Miguel, e o comemora no dia 29 de setembro.

O nome Miguel tem origem Hebraica, com o significado de uma pergunta: “Quem é como Deus?”. Uma alusão bem clara do alto grau de convicção e fidelidade que este arcanjo tem no Altíssimo, ao qual atende diretamente no seu trono, comandando o seu exército de anjos. Por isso podemos traduzir seu nome como “semelhança de Deus”, já que semelhante não é um sinônimo de igual. Este espírito puro é também chamado e reconhecido como príncipe do céu e ministro de Deus. Seu nome é citado três vezes no Evangelho: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de são Judas.

Segundo a Bíblia, é um dos sete espíritos que assistem ao trono do Altíssimo. O profeta Daniel nomeia este arcanjo chamando-o de príncipe protetor dos judeus e depositário das profecias do Antigo Testamento. Sendo assim, Miguel torna-se, também, protetor especial de todos nós, filhos de Deus, pois a Igreja e o seu povo são herdeiros definitivos das revelações e dos mistérios divinos. Por isso Miguel Arcanjo assumiu a posição de padroeiro da Igreja Católica.

Miguel Arcanjo, protetor dos justos, é assim lembrado na passagem bíblica do Apocalipse, pois nela se vê que houve uma batalha no céu e Miguel, com seu exército de anjos, teve de combater e vencer a primitiva serpente, chamada de satanás. A partir daquele momento, satanás não tinha mais lugar no céu e foi expulso para a terra, juntamente com seus anjos maus, os demônios. Assim começou a antiga batalha do bem contra o mal.

A Irmandade do Arcanjo São Miguel e  Almas,  foi  fundada  em  29.09.1773,  por  um  grupo  de  leigos  Católicos,  para  cultuar  seu  Padroeiro  São  Miguel  e  dar  sepultura  digna  a  todos,  independente  de  raça,  cor  ou  credo.  Neste mês de setembro completa, portanto, 249  anos de atividade.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350