MÊS DA BÍBLIA
O mês de setembro se tornou referência para o estudo e a contemplação da palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na Família, nos círculos Bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais. Para este ano de 2019 a CNBB, dando continuidade ao ciclo do tema ¨PARA QUE NELE NOSSOS POVOS TENHAM VIDA ¨, propôs para o mês da Bíblia o estudo da primeira carta de João, com destaque para o lema ¨ nos amamos porque Deus primeiro nos amou ¨ (1JO 4,19).
O grande Santo e Doutor da Igreja, São Jerônimo, preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do Hebraico e do Grego que demandou cerca de 35 anos. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus. A Igreja considera como oficiais 73 livros Bíblicos, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo estamento. A Bíblia é o livro mais vendido no mundo
(Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, e uma luz em meu caminho) SL 118, 105.
SÃO VICENTE DE PAULO É COMEMORADO EM 27 DE SETEMBRO
Nasceu em 24.04.1581, faleceu em 27.09.1660 aos 79 anos e era muito baixo, pois media apenas 1,59 m, foi ordenado sacerdote antes mesmo de completar 21 anos de idade. Foi canonizado em 16.06.1737 pelo Papa Clemente XII. 52 anos após a sua morte, o corpo foi exumado pela 1ª vez diante de dois médicos, autoridades da Igreja e outras testemunhas. Foi encontrado incorrupto, com sinais de deterioração apenas no nariz e nos olhos. Os médicos atestaram que esta preservação não poderia ocorrer por meios naturais. Em 12.05.1885 foi declarado por Leão XIII, o Patrono das obras de caridade da Igreja Católica.
Atualmente a família Vicentina é formada por 225 ramificações de diferentes comunidades de vida consagrada e associações leigas em mais de 80 países do mundo, que tem diversos apostolados: missões, obras de saúde, atenção aos moradores de rua, refugiados, crianças abandonadas, mães que cuidam do lar, educação, formação e obras de promoção e desenvolvimento. As ramificações mais conhecidas são: Associação Internacional da Caridade, Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação da Medalha Milagrosa, Juventude Mariana Vicentina, Missionários Seculares Vicentinos e Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret.
SÃO MIGUEL ARCANJO
O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forma de pergunta ¨ QUEM COMO DEUS ? ¨ É na verdade, uma pergunta afirmação, pois ninguém é como Deus. Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda ¨semelhança de Deus ¨. São Miguel é considerado o guardião Celeste, o Príncipe e Guerreiro, que defende o trono Celestial. Ele é também o defensor e protetor do povo de Deus e padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do Exército Celestial, dos Anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor contra as das forças do mal.
A Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas, foi fundada em 29.09.1773, por um grupo de leigos Católicos, todos do sexo masculino, para cultuar seu Padroeiro São Miguel e dar sepultura digna a todos, independente de raça, cor ou credo. Portanto neste mês de setembro completa 247 anos de atividade. São Miguel recebeu alguns adjetivos, como: O Príncipe dos Príncipes, o maior no Reino dos Céus, o defensor da Igreja Católica e dos fiéis, o condutor das almas após a morte, o vencedor dos Anjos maus, o astro Celeste e luzeiro matutino, o glorioso braço de Deus e amante das almas escolhidas.
Ito Hugo Fischer – Provedor