Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Outubro de 2023

Palavra de

Palavra do Provedor – Outubro de 2023

04 DE OUTUBRO – DIA DE SÃO FRANCISCO

Neste dia celebramos São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos no mundo, tanto no mundo da fé quanto no mundo não confessional, cuja vida e obras marcaram a história de muitos fiéis.

São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181. Era um jovem rico, orgulhoso, “aproveitador” das coisas mundanas e filho de um grande comerciante.

Sua conversão teve início durante a guerra, onde ficou doente e prisioneiro por um ano. Nesse período, teve contato íntimo com Deus por meio de várias visões. Após sua recuperação, passou a perceber Deus na natureza. Começou a apreciar a grandeza dos animais, como a grandeza de um simples pássaro, que é confiante no seu Criador, pois não estoca comida alguma, mas o Criador sempre lhe dá o que comer e o que beber.

São Francisco de Assis viveu uma vida de caridade, ajudando aos necessitados e aos famintos de Deus, deu grande parte dos bens de seu pai aos pobres. Morreu no ano de 1225 e foi sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. Após dois anos da sua morte foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. As igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais quando sua data é celebrada.

São Francisco é uma resposta aos anseios mais profundos do ser humano, como paz, amor, caridade, misericórdia, simplicidade, fraternidade, tão carentes em nossos dias.

“Ó Francisco de Assis, intercede pela paz de nossos corações”.

12 DE OUTUBRO – DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Nesta data celebramos Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente conhecida como Nossa Senhora Aparecida, proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.

A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, feriado nacional para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição (vestida com um manto azul todo enfeitado), que fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Sua história tem início no ano de 1717 em Guaratinguetá, interior do estado de São Paulo, quando, numa época escassa de peixes, três pescadores – Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves – lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul na intenção de pescar peixes grandes para um jantar especial que seria oferecido pela comunidade local à Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que detinha o título de Conde de Assumar.

Após várias tentativas inexitosas de pesca, quando já estavam na iminência de desistir, um dos pescadores (João Alves) apanhou uma imagem da Imaculada Conceição (mãe de Jesus), primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto.  Em seguida peixes surgiram em abundância nas suas redes, até então vazias. Tamanha foi a quantidade de peixes, que eles tiveram que retornar ao porto com medo da canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

Por ter aparecido de um modo tão misterioso, a imagem passou a ser conhecida como Aparecida, nome que a consagrou na devoção popular.

Além da Pesca Milagrosa, entre os tantos milagres concebidos pela Nossa Senhora Aparecida se destacam:

As velas

Numa pequena capela, durante uma noite tranquila, duas velas acesas iluminavam a imagem de Nossa Senhora Aparecida. De repente, as chamas se apagaram sem motivo aparente. Os devotos que estavam no local ficaram surpresos e uma das fiéis presentes, Silvana da Rocha, tentou acendê-las. Porém, para o espanto de todos, as velas se acenderam sozinhas;

Escravo liberto

Um escravo chamado Zacarias passava pelo santuário de Nossa Senhora e pediu ao feitor que o deixasse rezar naquele lugar. Como foi autorizado, ele se ajoelhou e fez suas orações com toda a fé. Então, as correntes que estavam prendendo suas mãos e pés se soltaram sem que ninguém encostasse nelas;

Conversão

Um homem passava por Aparecida quando observou a fé dos romeiros. Como não acreditava no poder de Nossa Senhora, zombou dos fiéis. Assim, resolveu mostrar que a fé na santa era uma bobagem entrando na igreja a cavalo. Porém, quando foi fazer isso, a pata do seu animal ficou presa na pedra da escadaria. O cavaleiro, então, arrependeu-se e entrou no santuário já como devoto.

O DIA DAS CRIANÇAS – 12 DE OUTUBRO

No Brasil, comemoramos no dia 12 de outubro o Dia das Crianças.

O dia 12 de outubro restou instituído como data oficial para comemoração do Dia das Crianças por meio do Decreto nº 4867 em 1924, de autoria do então deputado federal Galdino do Valle Filho, inspirado pelo 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado um ano antes na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diversos países e, de acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A data foi escolhida em virtude de, nesse mesmo dia, no ano de 1959, a UNICEF ter oficializado a Declaração dos Direitos da Criança, cujo documento estabeleceu uma série de direitos válidos para todas as crianças do mundo, tais como: como alimentação, amor e educação.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350