Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Maio 2023

Palavra de

Palavra do Provedor – Maio 2023

1º de maio, o Dia do Trabalhador

 

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, assim como em vários outros países, é feriado nacional, com promoção de festas, manifestações, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris, que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos da Europa.

Os participantes desse encontro elegeram o dia 1º de maio como Dia do Trabalho em memória e homenagem aos milhares de trabalhadores que protagonizaram uma grande greve geral, ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886, cuja reivindicação era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

No Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira.

Mas foi a partir de 1917, quando a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas, que o movimento dos trabalhadores adquiriu grande força, ao ponto que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão (que já ventilava em várias partes do mundo) de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional.

Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.

 

Dia das Mães

 

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905, que dedicou sua vida aos trabalhos sociais e obras de caridade, sobretudo aquelas realizadas durante um dos períodos mais conturbados da história norte-americana: a Guerra de Secessão, onde socorria os soldados que lutavam nos dois lados do conflito. Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

No Brasil, a data foi oficialmente instituída no Governo Getúlio Vargas em 1932, muito embora o primeiro registro de comemoração no país tenha se dado em 1918, em uma celebração na cidade de Porto Alegre. Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o dia tem por objetivo homenagear a figura materna, reconhecida por cuidar e zelar pelos filhos, quer sejam eles de sangue ou de coração… Carregada de histórias, a ocasião simboliza o amor e exalta a maternidade.

O Dia das Mães é uma oportunidade perfeita para reunir a família e celebrar a vida de um dos seus pilares.

 

15 de maio, Dia da Família

 

A data comemorativa foi instituída em 20 de setembro de 1993, após deliberação pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio, ocorrem, conferências e celebrações em várias partes do mundo, para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

A família, formada por relações ancestrais ou afetivas, é uma das instituições mais importantes de nossa sociedade, núcleo basilar das relações humanas, uma vez que os seres humanos nela se formam.

Na sociedade hodierna, em razão da sua nova dinâmica, as gerações (avós, pais e filhos) ficaram cada vez mais separadas umas das outras, gerando preocupação aos chefes de Estado de várias partes do mundo.

O Dia Internacional das Famílias tem como propósito debater as questões que envolvem a família na atualidade e propor medidas de suporte àqueles em situação de vulnerabilidade.

No dia 15 de maio, anualmente, o Secretário-Geral da ONU faz um pronunciamento ou emite um comunicado sobre o tema, apontando medidas no sentido de mitigar/sanar os problemas existentes.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350