PALAVRA DO PROVEDOR – JUNHO 2022
12 de junho – Dia dos Namorados
A data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Valentine’s Day (em português, Dia de São Valentim, 14 de fevereiro) em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada. O objetivo do publicitário era aumentar as vendas, pois em junho o desempenho do comércio era fraco. Assim, aproveitando-se da fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos, que é comemorado no dia 13 de junho, ele sugeriu que o Dia dos namorados fosse comemorado no dia anterior, 12 de junho.
13 de Junho – Dia de Santo Antônio
Mesmo quem não é católico já ouviu falar de Santo Antônio. Afinal, além de ser o santo que abre as comemorações das festas juninas — a data do Dia de Santo Antônio é 13 de junho — ele carrega a fama de ser o “santo casamenteiro”. Mas Santo Antônio é muito mais do que isso. Conhecido como Doutor da Igreja e teólogo renomado, o religioso é “disputado” por duas cidades de países diferentes
16 de Junho – Dia de Corpus Christi
Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII. Atualmente, a data de Corpus Christi é um dos onze feriados nacionais estabelecidos no nosso país e é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira. Nessa data, celebra-se o sacramento da eucaristia, um dos principais elementos do catolicismo. A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia. Esse sacramento é realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo e nele é consumido um pedaço de pão, símbolo do corpo de Cristo, e ingerido um pouco de vinho, símbolo do sangue de Cristo. O sacramento da eucaristia acontece em referência à Última Ceia e à ordem de Cristo de consumir pão e vinho em sua memória. Os católicos acreditam que, durante a eucaristia, ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo padre, pão e vinho tornam-se em essência na carne e no sangue de Jesus Cristo.
Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa e, como já dito, deve acontecer em uma quinta-feira. Essa obrigatoriedade é uma referência à Última Ceia, que aconteceu também em uma quinta. Um marco importante para se definir a data de Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, que acontece oito semanas depois da Páscoa. Na quinta após o Domingo da Santíssima Trindade, é fixada a data de Corpus Christi.
24 de Junho – Dia de São João
São João Batista, foi o responsável pela anunciação da vinda de Jesus ao mundo. A data cristã é celebrada em diversos países. No Brasil, o dia de São João é comemorado, de norte a sul, no formato de Festa Junina. O maior símbolo dessa comemoração é uma fogueira. É considerado, ainda, o primeiro mártir e o último dos profetas.
29 de Junho – Dia de São Pedro e São Paulo
A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos. Acredita-se que essas as festas juninas foram inspiradas nos rituais de comemoração da fertilidade da terra, no período pré-gregoriano durante o solstício de verão na Europa. Posteriormente, foram adotadas pela Igreja Católica como homenagem aos santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas eram comemoradas. O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito. Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos).
Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
Uma devoção que começou por volta do ano de 1620, quando Jesus pediu a difusão da devoção ao Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. Foi divulgada no mundo por São Claudio de la Colombiere, diretor Espiritual da referida Santa.
Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês do ano, participando na adoração a eucaristia, quem receber a Sagrada Comunhão nesta ocasião, receberá inúmeras graças prometidas por Jesus:
- Eu darei aos devotos do meu coração todas as graças necessárias ao seu estado;
- Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
- Eu consolarei em todas as suas aflições.
- Serei refúgio seguro e principalmente na hora da morte.
- Lançarei bençãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em seu coração, fonte inesgotável de misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas subirão em pouco tempo, a uma alta perfeição.
- A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
- Darei aos sacerdotes que praticarem especificamente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- As pessoas que propagarem essa devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu coração.
- A todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e a salvação eterna.