Durante o mês de Junho comemora-se algumas datas importantes como:
No dia 11 o dia de Corpus Christi
Esta é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica. Trata-se da celebração da presença do Corpo e do Sangue de Cristo, também presente no Sacramento da Eucaristia.
O Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, faz menção à última ceia de Jesus com seus apóstolos, que antecedeu a sua morte, quando o Filho de Deus apontou para o pão e disse que aquele era seu corpo e para o vinho, que era seu sangue.
Esta celebração começou por causa de uma freira chamada Juliana de Cornion, que teve visões com Cristo, que lhe pedia que comunicasse ao mundo o seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado de maneira particular e com destaque dentro da Igreja Católica.
Assim, o Corpus Christi sempre é comemorado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes que, por sua vez, acontece sempre 50 dias depois da Páscoa.
Neste ano, em função da pandemia do Coronavirus, deveremos aguardar as orientações da Igreja na Pessoa de Dom Jaime Spengler quanto as comemorações.
Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
Uma devoção que começou por volta do ano de 1620, quando Jesus pediu a difusão da devoção ao seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. Foi divulgada no mundo por São Claudio de la Colombiere, Diretor Espiritual da referida Santa. Foi um tempo marcado pela heresia chamada “JANSENISMO”, que impedia os católicos de comungarem com frequência e incutia o medo de Deus na pessoa. E para provar o contrário, essa devoção ao Sagrado Coração de Jesus quis mostrar exatamente um Jesus humano, misericordioso e sempre pronto a perdoar, como fez o pai ao filho pródigo. Essa linda devoção encoraja à participação na adoração a eucaristia, e a receber a sagrada comunhão na primeira sexta -feira de cada mês, recebendo inúmeras graças, prometidas por Jesus, quais sejam:
1)-Eu darei aos devotos de meu coração todas as graças necessárias ao seu estado.
2)-Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
3)-Eu consolarei em todas as suas aflições.
4)-Serei refugio seguro e principalmente na hora da morte.
5)-Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.
6)-Os pecadores encontrarão em seu coração, fonte inesgotável de misericórdia.
7)-As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.
8)-As almas fervorosas subirão em pouco tempo, a uma alta perfeição.
9)-A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
10)-Darei aos Sacerdotes que praticarem especificamente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11)-As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu coração.
12)-A todos que comungarem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e a salvação eterna.
No dia 12 o dia dos namorados
No dia 13 o dia de Santo Antônio casamenteiro
Ito Hugo Fischer – Provedor