Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Janeiro de 2024

Palavra de

Palavra do Provedor – Janeiro de 2024

01de Janeiro
de 2024

Estamos começando 2024 com uma nova gestão, que ficará à frente da IRMANDADE DO ARCANJO SÃO MIGUEL E ALMAS, no período de 2024 a 2027.

Assumimos com o propósito e desafio de conduzir a entidade rumo a novas conquistas e objetivos.

 

Recentemente celebramos os 250 anos de existência, fato que impõe à nova Diretoria uma grande responsabilidade, no sentido de conduzir a Entidade com muita ÉTICA,  TRANSPARÊNCIA E RELIGIOSIDADE DA FÉ CRISTÃ, de maneira a honrar esses 2 séculos e meio de existência.

 

Convidamos a todos para que juntem-se a nós nas Missas na intenção de rezar por todos os falecidos, sepultados e cremados em nosso Cemitério, celebradas mensalmente, todo Segundo Domingo do mês, às 9 horas, na Igreja São Miguel, localizada no Cemitério São Miguel e Almas.

 

DOMINGOS DE LUCA

PROVEDOR

GESTÃO 2024 a 2027

 

 

PALAVRA DO PROVEDOR JAN/24

 

1º DE JANEIRO – ANO-NOVO

O Ano-Novo é comemorado mundialmente no dia  1º de janeiro. A data foi escolhida pela Organização das Nações  Unidas (ONU) para  promover  a  fraternidade  universal, razão porque muitos países comemoram essa data na forma de confraternização. No Brasil, a data foi instituída como feriado nacional oficial em 1935, no então governo Getúlio Vargas.

Em dezembro de 1967, o 1º de janeiro também foi instituído como Dia Mundial da Paz, pelo então Papa Paulo VI, que na época sugeriu  que   a  comemoração  não fosse exclusivamente  católica, mas que  ganhasse  adesão  ao  redor  do  mundo  com  caráter  sincero  e  forte  de  uma  humanidade  consciente  e  liberta  dos  seus  tristes  e  fatais  conflitos  bélicos,  objetivando  ao  mundo  um  porvir  mais  feliz,  ordenado  e  civil. Desde 1968, anualmente, o Papa em exercício escolhe um tema e escreve uma mensagem para o dia 1º de janeiro.

O feriado de Ano Novo transcende fronteiras culturais, unindo pessoas em uma celebração global da passagem do tempo. As comemorações variam desde grandes festas públicas até momentos íntimos com entes queridos, mas todas compartilham o mesmo propósito: despedir-se do ano que passou e dar as boas-vindas ao desconhecido que aguarda.

A tradição de receber o ano novo muitas vezes envolve celebrações vibrantes e festivas. Fogos de artifício iluminam o céu noturno, risos e alegria preenchem o ar, enquanto pessoas ao redor do mundo se reúnem para compartilhar momentos especiais com amigos e familiares.

Em alguns lugares há práticas culturais específicas, como pular sete ondas no mar, vestir cores específicas que representam desejos para o futuro, ou realizar rituais de boa sorte para garantir prosperidade.

Além das festividades, o primeiro dia do ano é também um convite à introspecção. Muitos aproveitam a oportunidade para traçar metas, estabelecer resoluções e visualizar os caminhos que desejam percorrer. É um momento propício para olhar para dentro, reconhecer o crescimento pessoal e contemplar os sonhos que acalentamos, na certeza que o tempo é precioso, e a vida uma dádiva a ser apreciada.

Portanto, o 01/01 não é apenas o início de um novo calendário, mas também uma oportunidade de renovação espiritual. À medida que o sol nasce sobre o horizonte neste dia especial, ele simboliza a luz que dissipa a escuridão, oferecendo uma metáfora poderosa para a esperança que cada novo ano carrega consigo.

Que nesta data possamos celebrar não apenas a passagem do tempo, mas a capacidade humana de se adaptar, crescer e abraçar o desconhecido com coragem. Que o novo ano traga consigo alegria, paz e muita fé para todos nós!

 

6  DE  JANEIRO – DIA  DE  REIS

No dia 06 de janeiro celebramos o Dia de Reis, também conhecido como a Festa da Epifania, uma celebração cristã que marca o dia em que os três Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar), guiados pela Estrela de Belém, chegaram a cidade de Belém para adorar o recém-nascido Menino Jesus.

Esta festividade é observada em muitas partes do mundo em 6 de janeiro, marcando o fim da temporada de Natal.

Ao contrário do que muitos pensam, cada um dos Reis Magos partiu da sua localidade de origem (não partiram juntos). Para presentear o menino Jesus, os três ofereceram riquezas oriundas dos seus respectivos reinos: mirra, incenso e ouro.

Baltazar partiu da África, levando para o Menino mirra, um presente ofertado aos profetas, que representava a imortalidade (a mirra é um arbusto nativo do continente africano, da qual é extraída uma resina para preparação de medicamentos).

O rei Gaspar partiu da Índia, levando o incenso como alusão à sua divindade (utilizados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantar insetos e energias negativas, os incensos representam a fé, a divindade e a espiritualidade).

Já o rei Melchior – também chamado Melquior ou Belchior – partiu da Europa, levando Ouro ao Messias, o rei dos reis (ouro era símbolo da realeza, oferecido à época apenas aos Reis e Deuses).

Em homenagem aos Reis Magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que tem início no dia 24 de dezembro – véspera do nascimento de Jesus – e se estende até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o Menino Jesus. A folia tem sua origem em Portugal, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Durante os festejos os grupos saem às ruas das cidades, caminhando e cantando, levando as bênçãos do Menino Jesus para as pessoas que os recebem. Faz parte da tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350