DIA DO PADRE
No dia 04 de agosto comemoramos a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e exemplo de vida sacerdotal.
“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo” (São João Maria Vianney).
O Padre é o único que, através das suas mãos ungidas, é capaz de transubstanciar o pão e o vinho, no próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo; “carrega consigo a autoridade de Jesus para conceder o perdão aos pecadores arrependidos, transformando o seu coração na própria Porta Santa que acolhe a todos, sem exceção” (Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.).
“Ao celebrarmos o dia do Padre, queremos pedir ao Senhor que ilumine a todos os padres do mundo inteiro, pois, a nossa missão é em primeiro lugar: ser portador do Cristo e assim levar Cristo para todos as pessoas” (SER Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist).
Que nós fiéis nunca esqueçamos de rezar pelos padres da nossa Paróquia e demais paróquias que frequentamos. Nunca esqueçamos, também, dos padres falecidos que passaram pelas nossas vidas! Deus abençoe a todos os sacerdotes!
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL
Com o objetivo de conscientizar as comunidades acerca da sua responsabilidade no processo vocacional, o mês de agosto foi instituído como o Mês Vocacional em 1981, por ocasião da 19ª Assembleia Geral da CNBB.
Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade, sempre visando novas vocações.
Agosto, portanto, é um mês voltado à reflexão e oração pelas vocações e os ministérios, de maneira a pedir à Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra as vocações sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga.
PRIMEIRO DOMINGO – VOCAÇÕES SACERDOTAIS
No dia 4 de agosto celebramos a festa de São João Maria Vianney, considerado o patrono dos padres, por essa razão é que no primeiro domingo do mês de agosto, celebramos os religiosos chamados a anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus, os Sacerdotes: diáconos, presbíteros e bispos.
Os Sacerdotes agem em nome de Cristo, e assim o fazem porque o próprio Cristo, Nosso Senhor, instituiu a necessidade de pedirmos a Deus “que envie operários para sua messe” (Mt 9, 38). Tais operários são, sobretudo, os pastores ou, melhor dizendo, os sacerdotes que, em virtude do sacramento da Ordem, podem exercer na Igreja, e até ao fim dos tempos, a mesma missão confiada por Jesus aos Apóstolos.
O Sacerdote atua como pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade, devendo, pela caridade pastoral, buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade, de maneira que ela se torne cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
SEGUNDO DOMINGO – VOCAÇÃO FAMILIAR – DIA DOS PAIS
Neste domingo celebramos na pessoa do pai a vocação da família. Em tempos de violência, inversão de valores e ataques às tradições e instituições, é imprescindível a valorização da família, posto que essencial para a sociedade.
A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaborando na obra da Criação.
Nesta data nós devemos lembrar de São José, Esposo de Maria e Pai de Jesus, Padroeiro da Igreja Católica, que, juntamente com Maria, construiu um lar de amor e apoio para que Jesus crescesse.
“Ao longo da vida oculta em Nazaré, na escola de José, Ele aprendeu a fazer a vontade do Pai. Tal vontade torna-se o seu alimento diário (cf. Jo 4, 34). Mesmo no momento mais difícil da sua vida, vivido no Getsêmani, preferiu que se cumprisse a vontade do Pai, e não a sua, fazendo-Se ‘obediente até à morte (…) de cruz’ (Flp 2, 8). Por isso, o autor da Carta aos Hebreus conclui que Jesus «aprendeu a obediência por aquilo que sofreu» (5, 8)”. Papa Francisco no segundo capítulo da Carta Apostólica Patris Corde.
O Pai é um dos pilares da unidade e bem estar família, exercendo conjuntamente com a mãe o nobre papel de bem criar e educar seus filhos, em um lar onde o amor, a compaixão e a harmonia estejam presentes, de maneira à prepara-los para a vida em sociedade, conscientes do que significa ser cristão e cidadão.
O pai, portanto, é representante legítimo de Deus perante os filhos, com a missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais zelar para que reinem no seu lar.
TERCEIRO DOMINGO – VOCAÇÕES RELIGIOSAS – DIA DA VIDA RELIGIOSA
Neste domingo a Igreja lembra dos religiosos, pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.
Desta vocação brotam carismas e atuações, que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. Testemunhos vivos do Evangelho, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em um mundo excessivamente material e consumista.
QUARTO DOMINGO – VOCAÇÕES LEIGAS – DIA DOS MINISTÉRIOS LEIGOS
Neste domingo celebramos todos os leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Valorosos homens e mulheres que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e missionários, atuando como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música e nas obras de caridade nas diversas pastorais existentes. Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino, contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo à Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Também no quarto domingo do mês (ou no quinto domingo, nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos), que coincide com o último domingo do mês, comemora-se o Dia do Catequista. A Igreja celebra neste dia o ministério dos Catequistas que são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã, com a missão de preparar crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas, também, para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
Ito Hugo Fischer – Provedor