Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Abril 2022

Palavra de

Palavra do Provedor – Abril 2022

PALAVRA DO PROVEDOR

SEXTA-feira SANTA

A Sexta-feira Santa, conhecida também por Sexta-Feira da Paixão, é uma data religiosa cristã que relembra a  crucificação e morte de Jesus Cristo.

A celebração não possui data fixa, mas ocorre sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. A crucificação de Jesus, foi um evento que ocorreu quando Ele tinha 33 anos de idade.

Os cristãos acreditam que ele é o Filho de Deus, enviado como um Messias para redimir os pecados da humanidade e tornar possível sua salvação. Jesus foi preso, julgado pelo Sinédrio – instituição judicial judaica – e então condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado e posteriormente executado na cruz.

PÁSCOA  

No cristianismo, a Páscoa é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida no terceiro dia após sua crucificação e morte. É a principal celebração do calendário cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. Já para os hebreus, a data representa transição da escravidão para liberdade, que se deu com a saída deste povo do Egito, graças a Moisés, iniciando sua peregrinação para a terra prometida. Dessa forma, a Páscoa, uma festa inicialmente judaica, concluiu com a ressurreição de Jesus.

A Páscoa não possui data fixa em relação ao calendário civil, variando entre 22 de março e 25 de abril, mas ocorrendo sempre aos domingos. Sua data determina todas as demais datas das festas móveis cristãs. O domingo de Páscoa é precedido pela quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências, sendo a sua última semana denominada de Semana Santa. Quanto a alguns símbolos da Páscoa, o ovo possui significado anterior ao cristianismo, representando a fertilidade e o renascimento da vida; os cristãos tornaram o ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Já o coelho, é conhecido como um animal de grande capacidade de reprodução, dando a Páscoa um sentimento de fertilidade.

 

26 de abril – dia da 1ª missa no brasil

A expansão marítima portuguesa iniciada no século XV, tinha com o intuito não somente a descoberta e exploração de novos territórios, mas também a expansão da fé católica. Neste contexto, o frei franciscano Henrique de Coimbra, celebrou a  primeira missa nas terras recém-descobertas por Portugal, e que viriam a se tornar o Brasil, no dia 26 de abril de 1500, domingo de Páscoa. A cerimônia foi assistida por portugueses e também por nativos, estes se mostrando interessados pela novidade apresentada, admirados pelos teatros e músicas utilizados pelos missionários. Esta formatação de evento sagrado seguiu sendo usado em celebrações posteriores, aproveitando-se a linguagem teatral e musical como instrumento de evangelização.

 

ITO  HUGO  FISCHER  –  PROVEDOR

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350