Aproximamo-nos do Natal!
O Natal é a celebração da encarnação do Filho de Deus. O Filho é a Palavra que se fez carne. A Palavra assumiu um rosto: Jesus de Nazaré! A Palavra se fez criança e se deixou envolver nos panos da fragilidade humana para que toda pessoa de boa vontade possa compreendê-la.
O Natal, com as semanas que o antecedem, é tempo oportuno para resgatar e redescobrir o que significa a encarnação de Deus na história humana.
Através, por exemplo, do exercício da Leitura Orante de textos do Evangelho, que nos recordam a benevolência e a ternura de Deus, somos convidados à experiência do encontro com o Senhor. Eis aí uma indicação: reunirem-se os irmãos e irmãs da Irmandade de São Miguel e Almas, como também os que a acompanham e confiam em seus serviços em favor dos falecidos, para a Leitura Orante da Palavra.
Os pequenos grupos que se reúnem em torno da Palavra Sagrada, para rezar e refletir sobre o mistério da encarnação, recordam que a “Igreja vive para partilhar com os outros a única coisa que possui: o próprio Cristo” (Bento XVI).
A todos, um Santo e Abençoado Natal!
Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre