No próximo dia 30 de novembro iniciaremos o tempo de preparação para o Natal. O tema central do Advento é a espera do Senhor, considerada sob diversos aspectos. A espera do Antigo Testamento pela vinda do Salvador e a do Novo Testamento pelo advento de Cristo no fim dos tempos como justo Juiz de todos os homens.
Neste sentido a Igreja, na sua liturgia, divide o tempo de Advento em duas partes: a primeira abrange o período do quarto domingo antes do Natal até o dia 16 de dezembro; e a segunda compreende o intervalo dos dias 17 a 24 de dezembro. Na primeira parte, é acentuada a segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos, conforme a promessa de Deus. Por sua vez, na segunda parte, é destacada a primeira vinda de Cristo, ou seja, o seu nascimento da Virgem Maria, em Belém da Judéia, há mais de 2000 anos.
O profeta Isaías fala com ênfase sobre o tempo do Messias, no qual todos os povos acorrerão a Jerusalém para adorar o único Deus vivo e verdadeiro: virão os povos em multidão dizendo: vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos (Is 2,3). A Igreja abre os braços para acolher a todos a fim de conduzi-los a Cristo Jesus, o único Redentor de todos os homens de todos os tempos. Desse modo, justificados pela graça do batismo, os homens se tornam capazes de viver como irmãos, na concórdia e na paz.
Vinde, portanto, caminhemos à luz do Senhor, exorta o profeta. Neste tempo de Advento e Natal, rezemos pela paz no mundo e renovemos o propósito de viver na presença de Deus, praticando o ensinamento de Cristo com fidelidade e generosidade. Supliquemos a intercessão da Virgem Maria, serva do Senhor na obra da redenção e santificação. Confiantes em sua materna mediação, imitemos sua disponibilidade de cumprir em tudo a vontade de Deus. Amém.
Pe. Carlos José Monteiro Steffen