Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Quadro que representa a pesca em que ocorreu o encontro da imagem de Nossa Senhora.
No dia 12 de outubro, no Brasil, é celebrada a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar cerca de trinta mil fiéis.
O título de Conceição Aparecida está vinculado com o dogma da Imaculada Conceição de Maria. De fato, no dia oito de dezembro, a Igreja Católica celebra a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Esta data faz referência ao dia oito de dezembro de 1854, no qual o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição, confirmando o sentido da fé dos fiéis cristãos.
Maria foi predestinada para ser a mãe do Redentor. Preparada para dizer sim a Deus. A concepção imaculada de Maria significa a sua preparação, por parte de Deus, para tornar possível a sua resposta, no momento da anunciação: eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (cf. Lc 1,38). Desse modo, Maria nos ensina a escutar com fé a palavra de Deus e nos dispor a colaborar com o plano de Deus para a salvação do mundo.
O poder de intercessão da Virgem Maria é imenso. Supera de longe a capacidade de intercessão dos demais santos. Com toda a confiança, podemos suplicar que Maria Santíssima interceda por nós junto de Cristo. Peçamos pela paz no mundo e pela vitória da cruz de Cristo sobre todas as forças do mal. Amém.
Padre Carlos José Monteiro Steffen.
Capelão da ISMA.