08 DE DEZEMBRO – DIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada em 08 de dezembro. A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento. Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana. A maternidade divina de Maria é base e origem de sua imaculada conceição. A razão de Maria ser preservada do pecado original reside em sua vocação: ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana. Ainda que de maneira implícita, a Igreja encontrou na Bíblia os fundamentos desta doutrina. Em seu Evangelho, São Lucas diz que Maria é ¨cheia de graça¨ (Lc 1,28), significando que ela está plena do favor de Deus, da graça divina. Se está totalmente possuída por Deus, não há, em sua vida e coração, lugar para o pecado. O dogma de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.
25 DE DEZEMBRO – DIA DE NATAL
De acordo com a história do Natal descrito na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo. Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2, 1-14: naqueles dias, Cesar Augusto publicou um decreto ordenando o recenciamento de todo o Império Romano. Este foi o primeiro recenciamento feito quando Quirino era Governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim , José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e a linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estava lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e Ela deu a luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um Anjo do Senhor apareceu-lhes e a gloria do Senhor resplandeceu ao redor deles: e ficaram aterrorizados. Mas o Anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura. De repente, uma grande multidão do exército Celestial apareceu com o Anjo, louvando a Deus e dizendo: Gloria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor.
31 DE DEZEMBRO – DIA DE SÃO SILVESTRE
São Silvestre, nasceu em Roma no ano 285, se tornou o 33° Papa da Igreja católica no dia 31 de janeiro de 314, sucedendo São Melquiádes. Foi sob seu Pontificado que o Imperador Romano Constantino decretou o fim da brutal perseguição contra os cristãos, que tinham marcado de sangue os primeiros séculos da Igreja. Aliás, São Silvestre foi um dos primeiros santos canonizados que não sofreram o martírio. São Silvestre faleceu em 31 de dezembro de 335, aos 50 anos de idade, encerrando assim um Pontificado de 21 anos de duração. Foi sucedido pelo brevíssimo Pontificado de São Marcos Papa, que durou apenas 8 meses e meio. O último dia de dezembro, que também tinha sido a data da sua eleição ao Papado, foi ainda a data da sua canonização e é a data da sua festa litúrgica. É em homenagem ao Santo do dia que a famosa corrida de rua que acontece todos os anos em São Paulo leva o nome de ¨corrida de São Silvestre¨.
Ito Hugo Fischer – Provedor