PALAVRA DO PROVEDOR – JUNHO 2019
Em junho comemora-se:
No dia 12 o dia dos namorados
No dia 13 o dia de Santo Antônio casamenteiro
No dia 20 o dia de Corpus Christi
Esta é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica. Trata-se da celebração da presença do Corpo e do Sangue de Cristo, também presente no Sacramento da Eucaristia.
O Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, faz menção à última ceia de Jesus com seus apóstolos, que antecedeu a sua morte, quando o Filho de Deus apontou para o pão e disse que aquele era seus corpo e para o vinho, que era seu sangue.
Esta celebração começou por causa de uma freira chamada Juliana de Cornion, que teve visões com Cristo, que lhe pedia que comunicasse ao mundo o seu desejo de que o ministério da Eucaristia fosse celebrado de maneira particular e com destaque dentro da Igreja Católica.
Assim, o Corpus Christi sempre é comemorado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes que, por sua vez, acontece sempre 50 dias depois da Páscoa.
Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
Junho é também o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus . Uma devoção que começou por volta do ano de 1620, quando Jesus pediu a difusão da devoção ao seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. Foi divulgada no mundo por São Claudio de La Colombiere, Diretor Espiritual da Santa. Foi um tempo marcado pela perigosa heresia chamada ¨JANSENISMO¨, que impedia os católicos de comungarem com frequência e incutia o medo de Deus na pessoa. E para provar o contrário, essa devoção ao Sagrado Coração de Jesus quis mostrar exatamente um Jesus humano, misericordioso, e sempre pronto a perdoar como fez o pai ao filho pródigo. Essa linda devoção encoraja à participação na adoração a eucaristia, e a receber a sagrada comunhão na primeira sexta feira de cada mês, recebendo inúmeras graças, prometidas por Jesus, quais sejam:
1) – Eu darei aos devotos de meu coração todas as graças necessárias ao seu estado.
2) – Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
3) – Eu consolarei em todas as suas aflições.
4) – Serei refugio seguro e principalmente na hora da morte.
5) – Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.
6) – Os pecadores encontrarão em seu coração, fonte inesgotável de misericórdia.
7) – As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela pratica dessa devoção.
8) – As almas fervorosas subirão em pouco tempo, a uma alta perfeição.
9) – A minha benção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
10) – Darei aos Sacerdotes que praticarem especificamente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.
11) – As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu coração.
12) – A todos que comungarem, nas primeiras sextas feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e a salvação eterna.
Ito Hugo Fischer – Provedor