Notícias/Palavra do provedor/Palavra Provedor – Outubro 2022

Palavra de

Palavra Provedor – Outubro 2022

12 DE OUTUBRO – DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Dia de celebrarmos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente conhecida como Nossa Senhora Aparecida.

Sua história tem início no ano de 1717, numa época escassa de peixes, quando três pescadores – Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves – lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, no interior do estado de São Paulo, na intenção de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Após várias tentativas inexitosas de pesca, quando já estavam na iminência de desistir, um dos pescadores (João Alves) apanhou uma imagem da Imaculada Conceição (mãe de Jesus), primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto.  Em seguida peixes surgiram em abundância nas suas redes, até então vazias, fato à época considerado um milagre.

Por ter aparecido de um modo tão misterioso, a imagem passou a ser conhecida como Aparecida, nome que a consagrou na devoção popular.

Os três principais milagres concebidos pela Nossa Senhora Aparecida foram:

  • As velas

Numa pequena capela, durante uma noite tranquila, duas velas acesas iluminavam a imagem de Nossa Senhora Aparecida. De repente, as chamas se apagaram sem motivo aparente. Os devotos que estavam no local ficaram surpresos e uma das fiéis presentes, Silvana da Rocha, tentou acendê-las. Porém, para o espanto de todos, as velas se acenderam sozinhas;

  • Escravo liberto

Um escravo chamado Zacarias passava pelo santuário de Nossa Senhora e pediu ao feitor que o deixasse rezar naquele lugar. Como foi autorizado, ele se ajoelhou e fez suas orações com toda a fé. Então, as correntes que estavam prendendo suas mãos e pés se soltaram sem que ninguém encostasse nelas;

  • Conversão

Um homem passava por Aparecida quando observou a fé dos romeiros. Como não acreditava no poder de Nossa Senhora, zombou dos fiéis. Assim, resolveu mostrar que a fé na santa era uma bobagem entrando na igreja a cavalo. Porém, quando foi fazer isso, a pata do seu animal ficou presa na pedra da escadaria. O cavaleiro, então, arrependeu-se e entrou no santuário já como devoto.

A primeira igreja em seu louvor foi construída em 1745 no morro dos Coqueiros, hoje praça Nossa Senhora Aparecida, e acolheu multidões durante 145 anos (de 1745 a 1888). Era de taipa de pilão e não resistiu ao tempo.

Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

A segunda igreja, que a substituiu e ainda existe, foi inaugurada em 24 de julho de 1888, conhecida por Matriz Basílica ou Basílica Velha, acolheu multidões de peregrinos durante 95 anos (de 1888 a 1983).

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país, data em que se comemora, também, o Dia das Crianças.

Devido a importância que a Santa possui no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela no estado de São Paulo, na cidade de Aparecida.

 

O DIA DAS CRIANÇAS

 

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diversos países e, de acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A data foi escolhida em virtude de, nesse mesmo dia, no ano de 1959, a UNICEF ter oficializado a Declaração dos Direitos da Criança, cujo documento estabeleceu uma série de direitos válidos para todas as crianças do mundo, tais como: como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

 

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350