• MÊS DE SETEMBRO: DEDICADO AO ARCANJO SÃO MIGUEL

A Irmandade São Miguel e Almas é uma das entidades mais antigas da cidade de Porto Alegre, a qual foi fundada em 1773 por iniciativa de um grupo de leigos católicos, membros da comunidade local, que organizaram a devoção a São Miguel para cultuar seu Padroeiro e dar sepultura digna a todos, independente de raça, cor ou credo, completando neste mês de setembro 245 anos de atividade.

São Miguel, como nosso grande protetor, recebeu alguns adjetivos, como:

O príncipe dos príncipes, o maior do Reino dos céus, o defensor da Igreja Católica e dos fiéis, o condutor de almas após a morte, o vencedor dos Anjos maus, o astro Celeste e luzeiro matutino, o glorioso braço de Deus e amante das almas dos escolhidos.


isma_selo_145_anos_pequeno_verde
  • SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

Quão saborosas são para mim vossas palavras, mais doces que o mel à minha boca (sl. 118,103)

A Igreja dedica todo o mês de setembro à bíblia. A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande Santo e Doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa preparou uma excelente tradução da bíblia em latim, a partir do Hebraico e do Grego. Foi um trabalho que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém.

São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus. A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros Bíblicos, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. A bíblia é o livro mais vendido do mundo.

                                   


Ito Hugo Fischer

Provedor da Irmandade São Miguel e Almas