Notícias/Palavra do provedor/PALAVRA DO PROVEDOR – NOVEMBRO

Palavra de

PALAVRA DO PROVEDOR – NOVEMBRO

1º DE NOVEMBRO – DIA DE TODOS OS SANTOS

Dia dedicado a homenagear todos os santos e mártires das igrejas cristãs (Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana), possibilitando àqueles que não tem uma data própria de comemoração, não sejam esquecidos.

São considerados santos, aqueles que vivem uma vida de acordo com os ensinamentos do evangelho e, por isso, a igreja acredita que estejam junto de Deus.

02 DE NOVEMBRO – DIA DE FINADOS

No ocidente, o dia 02 de novembro é dedicado a memória dos mortos. Foi instituído no período da idade média e popularizado pela tradição Católica.

O Dia de Finados, como é conhecido, foi inicialmente instituído no século X, na Abadia Beneditina de Cluny, na França, pelo Abade Odilo ou Santo Odilon (962-1049), como chamado entre os católicos. Em 02 de novembro de 998, ele sugeriu que todo ano naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que partiram.

Segundo a doutrina católica, as almas necessitam de orações dos vivos, que podem pedir para eles a misericórdia Divina e a intercessão dos santos, da Virgem Maria e do principal mediador, Jesus Cristo.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA NO DIA DE FINADOS

Um católico pode ganhar indulgência plenária por um defunto em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos. Para a alma de algum familiar, ente querido ou amigo falecido; isto é possível no dia 02 de novembro, nas comemorações de todos os fiéis defuntos.

Para obter a indulgência plenária é necessário:

  • Confessar-se bem, rejeitando todo o pecado;
  • Participar da Santa Missa e comungar nesta intenção;
  • Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória;
  • Visitar o cemitério e rezar pelo falecido.

Importante: Fora da semana dos finados, o item “4” pode ser substituído por um terço em família diante de um oratório; uma via sacra na igreja; meia hora de adoração ao Santíssimo; ou meia hora de leitura bíblica meditada.

 

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350