Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Maio 2022

Palavra de

Palavra do Provedor – Maio 2022

PALAVRA DO PROVEDOR

 

1º de Maio – Dia do Trabalho

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886.

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional.

 

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905 que dedicou sua vida aos trabalhos sociais e obras de caridade, sobretudo aquelas realizadas durante um dos períodos mais conturbados da história norte-americana: a Guerra de Secessão, onde socorria os soldados que lutavam nos dois lados do conflito. Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

Dia das Mães, no Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de maio, reconhecendo e homenageando todo o amor, carinho e dedicação que as mães têm com seus filhos. Essa comemoração foi oficialmente instituída em nosso país, por Getúlio Vargas, em 1932, mas o primeiro registro de comemoração dessa data, que se tem conhecimento aqui no Brasil, é de 1918 e  relata uma celebração realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

 

Dia Internacional da Família – 15 de Maio

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio, sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

O processo acelerado de globalização, as novas modalidades de trabalho e os novos hábitos, como a opção por moradia em pequenos apartamentos, o uso intensivo de tecnologia, entre outros fatores, contribuíram para que as gerações (avós, pais e filhos) ficassem cada vez mais separadas umas das outras. Esse é um fenômeno que interessa e preocupa os chefes de Estado de várias partes do mundo.

O Dia Internacional das Famílias tem como propósito debater as questões que envolvem a família na atualidade e propor medidas de suporte àqueles em situação de vulnerabilidade.

Anualmente, em todo dia 15 de maio, o Secretário-Geral da ONU emite um comunicado ou faz um pronunciamento a respeito desses problemas e das possíveis medidas que podem ser tomadas com relação a eles.

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350