Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Maio/2020.

Palavra de

Palavra do Provedor – Maio/2020.

COMEMORAÇÕES DO MÊS DE MAIO : DIA DO TRABALHADOR E DIA DAS MÃES

 

DIA DO TRABALHADOR

O dia do trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é comemorado em 1° de maio.                  No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto n° 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de Dia do Trabalhador.

Em 1° de Maio de l940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família.

Em 1° de Maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Parabéns a todos os trabalhadores!

DIA DAS MÃES

No Brasil, o dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de Maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). Data destinada a prestar homenagens as mães.

Quando se tem uma Mãe como você, o mundo se torna mais fácil. Nossos dias são desafiadores e muitos problemas nos deixam tristes. Mas você abre suas asas protetoras e mostra a toda a hora como me podes proteger. Você daria sua vida pela minha sem qualquer receio e é em suas palavras que encontro meu abrigo.

Quando se é filho de uma mãe assim, o amor é uma coisa fácil de se explicar. Ele está presente em suas atitudes generosas, sua constante presença, seus gestos invisíveis. Ele cria em nós uma forte ligação, que cresce e não esmorece, à medida que o tempo vai passando. É esse amor que sinto intensamente. Amor que recebo e amor que te quero dar.

Quando se tem orgulho em ter uma Mãe desse jeito, obrigado parece ser a melhor palavra. Sou grato em poder olhar para você e ver um exemplo que quero seguir de perto. Você é a melhor benção que eu alguma vez poderia ter.

Parabéns a todas as Mães !

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350