Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Julho 2022

Palavra de

Palavra do Provedor – Julho 2022

19 de JULHO – DIA DA CARIDADE

 

A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, as quais definem que a caridade é “amar e ajudar o próximo”, mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.

Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.

Atualmente solidariedade é um termo mais presente na sociedade, com conceito abrangente, mas sua origem está na ideia de caridade.

No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade por meio da Lei nº 5.063, de 1966, decreto do então presidente Humberto Castelo Branco.

A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, visando desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.

De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios da Saúde, Educação e Cultura, organizar e promover o calendário de comemorações desta data.

Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destacam-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos.

Ajudar o próximo, promover a inclusão social, diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas, tudo isso é ser caridoso. Pratique a caridade todos os dias!

 

22 de JULHO – DIA DA SANTA MARIA MADALENA

 

Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

“Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios…” (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).

 

25 de JULHO – DIA DO COLONO

 

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes alemães à cidade de São Leopoldo.

No entanto, somente em 1968 é que 25 de julho foi instituído como dia do colono, com o advento da Lei Federal 5.496/68.

Um dia dedicado a homenagear os colonos, que escolheram como princípio de vida fazer brotar na terra o sustento de toda nação, enfrentando muitas intempéries na luta para produzir, garantindo o “pão de cada dia” que vai para mesa de todo brasileiro.

Neste dia, deve-se ressaltar também a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais.

No Brasil, milhões de agricultores e agricultoras familiares são responsáveis por sete de cada dez alimentos que abastecem a mesa do consumidor, sendo a participação feminina indispensável para a produção e a manutenção da família na zona rural.

Elas estão presentes desde as menores propriedades até nos maiores montantes de terras. No país, são mais de 14 milhões de mulheres nas zonas rurais, o que representa quase metade da população dessa área. Além disso, elas são responsáveis por mais de 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar, mostrando a força e a importância da mulher na pequena propriedade rural e contribuindo para o crescimento de nossa sociedade.

Nosso reconhecimento e agradecimento àqueles(as) que plantam as bases do desenvolvimento nacional!

 

26 de JULHO – DIA DOS AVÓS

 

No Brasil, o dia 26 de julho é a data escolhida para homenagear pessoas muito especiais: é o dia dos avós. Trata-se de uma data fixa, e a cada ano cai em um dia da semana.

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo.

Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, jejuando por 40 dias e 40 noites, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu à luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém e, anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim, padroeiros dos avós.

 

 

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350