Notícias/Palavra do provedor/Palavra do Provedor – Fevereiro de 2024

Palavra de

Palavra do Provedor – Fevereiro de 2024

01de Fevereiro
de 2024

 

Acredite em você

Não desista no meio do caminho; muitos vão desistir. Você precisa ser consistente, não precisa ser o mais rápido. Nem o mais inteligente para ser um vencedor.

Agradeça, ame ao próximo e tenha fé em nosso Senhor Deus, e em Jesus Cristo seu filho, assim você consegue.

Convido a todos para que juntem-se a nós nas Missas na intenção de rezar por todos os falecidos, sepultados e cremados em nosso Cemitério.

Neste mês de fevereiro, excepcionalmente, a missa mensal será realizada no dia 18 de fevereiro às 9 horas, na Igreja São Miguel, localizada no Cemitério São Miguel e Almas.

 

.

 

02 de Fevereiro – Dia de  Nossa  Senhora  dos  Navegantes –

Anualmente, no dia 02 de fevereiro, celebramos o Dia de  Nossa  Senhora  dos  Navegantes, também conhecida como Stella Maris (que significa “Estrela do Mar”), títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Padroeira da cidade Porto Alegre, Nossa  Senhora  dos  Navegantes  é considerada  patrimônio  cultural  imaterial da cidade, e teve seu dia instituído como feriado municipal. Na cidade, a promotora da festa de Nossa Senhora dos Navegantes é a própria paróquia.

Protetora dos que enfrentam os mares da vida, Nossa Senhora dos Navegantes é venerada por sua força e compaixão.

 

Em sua representação como guia dos navegantes, ela se torna farol de esperança nas águas turbulentas da existência, estendendo seu manto sagrado cobre os marinheiros, pescadores e todos aqueles cujas vidas estão entrelaçadas com o oceano, oferecendo amparo nos momentos de tempestade.

Nossa Senhora Navegantes é símbolo de proteção, guiando-nos através das correntezas da vida com sua presença serena e maternal.

No seu Dia, renovamos nossas preces, agradecendo por sua intercessão e pedindo forças para enfrentarmos os desafios que se apresentam em nossas jornadas.

Neste dia especial, devemos lembrar da importância da solidariedade e compaixão, valores que Nossa Senhora dos Navegantes nos inspira a cultivar. Sejamos, portanto, faróis de amor nas vidas uns dos outros, assim como ela é para aqueles que buscam abrigo nas águas incertas da existência.

Que a luz de Nossa Senhora Navegantes continue a iluminar nossos caminhos, inspirando-nos a sermos compassivos, corajosos e solidários uns com os outros.

Que sua bênção nos conduza com segurança pelos mares desconhecidos da vida, fortalecendo nossa fé e esperança nos momentos de adversidades, proporcionando serenidade e proteção.

Celebremos, então, a força da fé e a união que ela nos traz, conectando-nos uns aos outros como uma grande família navegante.

 

03  de Fevereiro  –  Dia  de  São Brás (Bispo,  Mártir  e  Padroeiro  da  Garganta e  dos  Laringologistas) –

São Brás é venerado como mártir e médico, tanto no ocidente como no oriente, ocupando um lugar especial no calendário litúrgico como o santo padroeiro das gargantas.

Sua história remonta ao século III, e sua devoção transcende fronteiras, sendo reverenciado por católicos e ortodoxos, tornando-se uma figura significativa da religião cristã.

Nascido na Armênia, viveu durante o reinado do imperador romano Licínio, e foi médico e Bispo em Sebaste.

A devoção a São Brás como protetor das gargantas tem raízes em uma história que narra seu ato milagroso. Antes de ser martirizado, São Brás teria curado uma criança que estava engasgada com uma espinha de peixe, invocando a bênção de Deus. Esse episódio deu origem à tradição da bênção da garganta, realizada em muitas igrejas no dia de sua festa, 3 de fevereiro. Os fiéis buscam essa bênção como uma forma de proteção contra doenças da garganta e males relacionados.

Sua dedicação ao cristianismo e seu papel como pastor zeloso levaram-no a enfrentar perseguições por parte das autoridades romanas. Por inspiração  divina,  São Brás retirou-se   à  uma  cova  nas  montanhas, frequentada  por  feras  selvagens,  às  quais  atendia  e  curava  quando  doentes. No entanto, acabou descoberto e feito prisioneiro.

O  governador  da  Capadócia,  buscou  fazer  com  que  São  Brás  renegasse  a  fé,  mas  não  conseguiu.  Muito pelo contrário, o  tempo  na  prisão  serviu  ao  santo  para  interceder  a  Deus  e  obter  curas  para  alguns  detentos. Querido pelos fiéis, São  Brás foi presenteado com um  par  de  velas, que passaram a fornecer calor e luz à escuridão do seu calabouço. Por esta razão, na  representação  iconográfica, o  santo  aparece  portando  duas  velas.  Assim,  na  bênção  de São  Brás  são  usadas  duas  velas  cruzadas.

Apensar das impiedosas torturas às quais foi submetido, São Brás nunca renegou a sua fé em Jesus, e, por  amor  a  Cristo  e  à  Igreja,  renunciou  a  própria  vida, sendo decapitado  no  ano  de  316.

Com sua história de fé inabalável e o papel peculiar como protetor das gargantas, São Brás continua a inspirar gerações de fiéis. Seu exemplo de resistência em face da perseguição, e sua compaixão pelos enfermos o tornam um santo cujo legado transcende barreiras religiosas.

Na festa de São Brás, celebramos não apenas a devoção a um santo padroeiro, mas também a força da fé que ele personifica.

Que a proteção de São Brás alcance a todos nós, guiando-nos através dos desafios da vida com a mesma coragem e fé que ele demonstrou em sua jornada terrena.

 

11 de Fevereiro – Dia Mundial do Enfermo –

Instituído no dia 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II, o Dia Mundial do Enfermo é celebrado anualmente nesta data, na qual são realizadas missas e ações que visam sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes. É uma ocasião para consolar os enfermos que se encontram em momento difícil, para mostrar que não estão sozinhos.

Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Este dia nos convida a refletir sobre a importância do cuidado e empatia com os nossos irmãos enfermos.

Por oportuno (pois onde há um enfermo há um cuidador), nosso reconhecimento aos profissionais da área da saúde por dedicarem suas vidas ao bem-estar dos outros.

Esteja você no papel de cuidador ou vivenciando a jornada da doença, lembre-se de que a compaixão é um remédio poderoso. Portanto, vamos espalhar gentileza, conforto e solidariedade, construindo uma rede de apoio que fortalece a todos nós como sociedade. Juntos, podemos transformar o Dia Internacional do Enfermo em um momento de amor e união.

 

14 de Fevereiro – Quarta-feira de Cinzas –

A Quarta-feira de Cinzas, também conhecida como “Dia de Cinzas”, é  celebrada  logo  após  a  terça-feira  de  carnaval, marcando o início da Quaresma, período que antecede a Páscoa.

Em razão disso, a data também é  considerada   um  símbolo  de  penitência,  por ser época  de  preparação  para  os  milagres  da  paixão,  morte  e  ressurreição  de  Cristo.

A  Quaresma  é um período de reflexão e arrependimento, que se  estende  da  quarta-feira  de  cinzas  até  o  domingo  de  ramos, marcado  pelo  convite  ao  recolhimento  e  a  conversão  dos  devotos.

Ao  comparecer à  Igreja  nessa  quarta-feira,  o  devoto  recebe  do  Sacerdote  uma  cruz  desenhada  na  testa enquanto recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”.  Essa  cruz  é feita  com  as  cinzas  obtidas  da  queima  das  palmas  abençoadas  no  domingo  de  ramos  do  ano  anterior.  As  cinzas  são,  portanto,  o  símbolo  do  pó,  de forma a recordar o que está escrito no Livro do Gênesis:  “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.” (Gênesis 3, 19). Ao receber as cinzas na testa em forma de cruz, somos lembrados da efemeridade da vida e do chamado à penitência e renovação, e, diante da transitoriedade da existência terrena, devemos manter a humildade.

Portanto, o Dia de Cinzas é um chamamento à introspecção, no qual somos convidados a examinar nossas ações, arrepender-nos dos nossos erros e reafirmar nosso compromisso com a fé cristã, percorrendo um caminho interior de autoconhecimento, renúncia e aproximação de Deus.

É um período propício para o jejum, a oração e a caridade, fortalecendo a conexão espiritual e preparando-nos para a celebração da ressurreição de Cristo na Páscoa.

Que este tempo sagrado inspire-nos a cultivar virtudes, abandonar vícios e cultivar uma jornada espiritual mais profunda e próxima dos ensinamentos Dele.

 

DOMINGOS DE LUCA – PROVEDOR

 

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350