Q U A R E S M A
A quaresma é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa, tempo de escuta da palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais frequente às “ARMAS DA PENITÊNCIA CRISTÔ : a oração, o jejum e a caridade (Mateus 6,1-6. 16-18).
O tempo da quaresma decorre desde a quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa, decorrendo assim os 40 dias da quaresma.
P Á S C O A
A semana que precede a Páscoa é chamada de semana Santa, iniciando com o domingo de ramos, uma festa cristã que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento enquanto o povo lançava mantos e pequenos ramos de árvores à sua frente. Um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11, 1-10, Mateus 21, 1-11, Lucas 12, 12-19 e João 12, 12-19).
Segunda-feira Santa marca o episódio da parábola em que Jesus limpa o templo e amaldiçoa a figueira.
Terça-feira Santa conhecida como grande e sagrada terça-feira, período anterior a morte e ressurreição de Cristo.
Quarta-feira Santa, de acordo com as narrativas Bíblicas, teria sido neste dia que Judas Iscariotes se ofereceu para entregar Jesus em troca de dinheiro.
Quinta-feira Santa é o dia que se celebra a cerimônia do lava-pés e a última ceia de Jesus com os apóstolos e a instituição da Eucaristia.
Sexta-feira Santa, também conhecida como “sexta-feira da paixão”, quando os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo.
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, dia em que a Igreja faz a vigília Pascoal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”.
Domingo de Páscoa comemora-se a ressurreição de Cristo.
Ito Hugo Fischer – Provedor