Notícias/Palavra do provedor/PALAVRA DO PROVEDOR – DEZEMBRO

Palavra de

PALAVRA DO PROVEDOR – DEZEMBRO

08 DE  DEZEMBRO – DIA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Em 08  de  dezembro, a igreja católica comemora a festa litúrgica da Imaculada Conceição. Imaculada significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o instante de sua existência; isso porque ela tinha uma importante missão: “ser a mãe de Jesus, o filho de Deus”. São Lucas, em seu Evangelho, diz  “Maria é cheia de graça (Lc 1,28)”, significando que está plena do favor de Deus e da graça divina.

Esse dogma da igreja foi definido no século XIX e proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.

25  DE  DEZEMBRO  –  DIA  DE  NATAL

Celebrar o Natal provém de um dos significados mais importantes para as pessoas que levam uma vida cristã; é comemorar o milagre do nascimento de Jesus Cristo. O significado possui tamanho e peso;  tem como objetivo despertar a esperança em todos os que levam uma vida cristã em nosso Deus.

Jesus chegou à Terra em forma humana como Filho de Deus, para fazer com que todos os homens acreditassem na salvação, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: “Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo, e não a querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: José, filho de Davi, não tenha receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará luz um filho, e tu porás o nome de Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mateus 1:18-22)” .

31  DE  DEZEMBRO  –  DIA  DE  SÃO  SILVESTRE

São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Tornou-se o 33º Papa da Igreja católica no dia 31 de janeiro de 314, foi o sucessor de Melquíades. Foi em seu Pontificado que o Imperador Romano Constantino decretou o fim da brutal perseguição conta os cristãos, que haviam marcado com sangue os primeiros séculos da Igreja.

A Corrida de São Silvestre é a mais antiga, tradicional e prestigiosa corrida de rua no Brasil. Reconhecida como o principal evento internacional do atletismo de rua na América Latina, realiza-se anualmente na cidade de São Paulo no dia 31 de dezembro.

 

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350