Dia da Caridade
O Dia da Caridade é comemorado anualmente em 19 de julho.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.
A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, as quais definem que a caridade é “amar e ajudar o próximo”.
Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios da Saúde, Educação e Cultura, organizar e promover o calendário de comemorações desta data.
Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destaca-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos.
Dia dos Avós
O Dia dos Avós é comemorado sempre no dia 26 de julho.
No Brasil, o dia 26 de julho é a data escolhida para homenagear pessoas muito especiais: é o dia dos avós.
Trata-se de uma data fixa, e a cada ano cai em um dia da semana. Essa data comemorativa tem origem religiosa.
O dia 26 de julho é o dia de Sant’Ana e de São Joaquim, pais de Maria, e portanto, os avós de Jesus. Por isso, é a data escolhida para celebrar todos os avós.
Joaquim e Ana já estavam em idade avançada e não tinham filhos, julgando-se estéreis.
Joaquim então jejuou durante 40 dias e 40 noites, pedindo a Deus a graça de terem um filho.
Anjos então apareceram a ambos, garantindo que teriam uma filha. Então Ana engravidou, e dela nasceu Maria, e de Maria, nasceu Jesus. Por isso, são considerados padroeiros dos avós.
Ito Hugo Fischer – Provedor