Histórico

Sobre o Cemitério São Miguel e Almas

Navegue rapidamente pelo conteúdo desta página

O Cemitério São Miguel e Almas hoje é o braço de negócio da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas (ISMA), que foi instituída em 1773, por iniciativa de um grupo de leigos católicos, membros da elite política local, que organizou a devoção ao Arcanjo na Igreja Matriz, do povoado de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. Naquela época, a Irmandade surgiu com o propósito de cultuar seu padroeiro e, também, para dar sepultura digna aos irmãos, uma vez que neste povoado havia um cemitério que continha um quadro de terra para o sepultamento desses irmãos falecidos.

Selo comemorativo aos 245 anos da Irmandade.
A arte traz uma representação da fachada histórica do prédio.

O cemitério estava localizado no terreno que se estendia desde os fundos da Igreja Matriz, até a Rua Coronel Fernando Machado, onde, posteriormente, foi edificado por Dom Sebastião Dias Laranjeira, segundo Bispo do Rio Grande do Sul, o antigo Seminário, atualmente a Cúria Metropolitana.

Em 1851, o General Lima e Silva, Presidente da Província, proibiu o sepultamento dentro dos limites urbanos, motivo pelo qual o Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas passou para o morro da Azenha.
No dia 14 de maio de 1909 realizou-se o primeiro sepultamento no novo cemitério e, assim, os restos mortais do Sr. Manoel da Silva Braga ainda permanecem na sepultura 0001.

Hoje, o CSMA possui instalações que são modelo para outros cemitérios, posicionando-o como um dos melhores da América do Sul, e conhecido mundialmente. Além disso, abriga milhares de sepulturas, que estão espalhados em seis setores.

Diretoria Quadriênio 2024-2027

Domingos De Luca

Provedor

Elio Nepomuceno de Andrade

Vice-Provedor

Clair Teresinha Hollander

Primeira Tesoureira

Flávio Luiz Damm

Segundo Tesoureiro

Everson Mocelin de Oliveira

Primeiro Superintendente do Crematório

Elemar Pedro Egewarth

Segundo Superintendente do Crematório

Elenice Maria Foppa Ló

Primeira Escrivã

Mauro Roberto Rodrigues dos Santos

Segundo Escrivão

Rubens Ardenghi

Primeiro Procurador

Waldir Vissoni

Segundo Procurador

Conheça nossa estrutura

As instalações do Cemitério da Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas são modelo para outros cemitérios o que o destaca e deixa conhecido mundialmente, tornando-o hoje um dos melhores da América do Sul, sendo considerado como destaque turístico da capital gaúcha.

Saiba mais

Provedoria da Irmandade São Miguel e Almas

(51) 3287-6400

Cemitério São Miguel e Almas

(51) 3021-8350